Toda vez que você se alimenta é uma oportunidade de nutrir o seu corpo.

Se você também está em busca de uma alimentação mais saudável, diversificada e equilibrada, confira aqui algumas opções nutritivas que não podem faltar na dieta do seu dia a dia!

 

1. Linhaça

Uma sementinha muito rica em ômega-3, que facilita o funcionamento do corpo, além de aumentar a proteção cardíaca.

2. Frutas vermelhas

Elas são uma delícia e fazem muito bem para a saúde de modo geral. Pois são alimentos ricos em ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, flavonoides, ácidos gálicos etc.

3. Vegetais verdes escuros

Apresentam uma alta concentração de nutrientes, além de vitaminas, minerais e fibras. Essa combinação é importante para a saúde das células e dos olhos, além de reduzir as chances de doenças cardíacas e de diabetes.

4. Azeite de oliva

Utilizado como um toque final em muitos pratos, o azeite de oliva extravirgem traz diversos benefícios. Ele atua inibindo os radicais livres e é um verdadeiro aliado quando o assunto é combater doenças.

5. Oleaginosas

Castanhas, nozes e outros alimentos oleaginosos também fazem muito bem para a saúde. Além da alta capacidade de promover a saciedade, sendo uma ótima alternativa para quem quer reduzir as medidas.

6. Feijão

Rico em fibras e ferro, ele ajuda no funcionamento do organismo. Para completar, o feijão tem proteína, magnésio e zinco, que ajudam no controle das doenças cardíacas.

7. Vegetais crucíferos

Couve-flor, a couve de Bruxelas, brócolis, o agrião, o rabanete, o repolho entre iutros, são ricos em vitaminas e minerais. Eles ajudam na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Por isso, consuma-os diariamente!

8. Ovos

O ovo é um dos alimentos mais completos em substâncias nutritivas, por exemplo, ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro. Além disso, é um alimento muito versátil e barato. Contudo, seu uso deve ser moderado, pois apresenta um elevado teor de gorduras saturadas, que em excesso, pode ser prejudicial ao organismo.

9. Chia

Um alimento com poderosa fonte de ácidos graxos e antioxidantes, que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e diabetes, auxiliando no tratamento de doenças crônicas.

10. Gergelim

Absurdamente rico em cálcio, é também uma ótima fonte de magnésio, proteínas e lipídios. Uma boa opção para quem quer prevenir ou tratar problemas ligados ao esqueleto, como a osteoporose.

11. Quinoa

Rica em ômega-3, ótima fonte de vitaminas B e E, além de cálcio, fósforo e magnésio. Outro ponto forte de sua composição está na presença alta de proteínas, uma boa opção para prevenir doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, e ainda para quem deseja construir músculos mais fortes.

12. Batata-doce

Um carboidrato complexo, ou seja, de boa qualidade, que possi imensa fonte de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Uma de suas maiores vantagens está no baixo índice glicêmico, que ajuda no fornecimento gradual de energia e controla problemas como a diabetes. Além de grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

13. Maçã

Uma das frutas mais nutritivas de que temos notícia. Além de uma boa quantidade de fibras, o que ajuda na absorção adequada dessas substâncias pelo organismo. Cheia de antioxidantes fundamentais para a prevenção do envelhecimento celular, redução do colesterol, prevenção do câncer e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, auxilia na saúde dos dentes e protege a garganta e as cordas vocais.

14. Arroz integral

Rico em vitaminas e minerais, além de ser uma importante fonte de fibras, melhorando a saúde do sistema digestório e contribuindo para o equilíbrio de todo o organismo.

15. Limão

Fruta rica em vitamina C que atua fortalecendo o sistema imunológico. Também é fonte de antioxidantes e nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo — substâncias que ajudam a alcalinizar o sangue.

16. Alho

Esse condimento contém diversas vitaminas (B1, B6 e C), além de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro. O alho também apresenta a alicina em sua composição, uma substância que lhe confere o sabor e o aroma específicos e atua como antibiótico natural, fortalecendo o organismo e evitando infecções.

17. Peixes

Ótima fonte de proteínas, iodo, fósforo, cálcio e vitaminas A, E e do complexo B. As espécies mais conhecidas nesse sentido são: arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado e pescadinha. Rico em ômega-3, favorece o combate diversas doenças cardíacas e o diabetes, limpa o sangue, revigora o sistema imunológico, estimula os neurônios e melhora as funções cerebrais, entre outros benefícios.

18. Suco de uva tinto integral

Rico em flavonoides, ele traz uma série de benefícios, como redução da pressão arterial.

19. Couve

Uma hortaliça altamente nutritiva de minerais como ferro, cálcio, magnésio, iodo e fósforo. Por isso, é muito indicada para quadros clínicos de anemia, osteoporose e doenças cardíacas, prisão de ventre, cálculos renais, cólicas menstruais, úlceras, artrite etc. Além disso, contém muitas fibras e grandes índices de vitaminas A e do complexo B e C.

20. Gengibre

Uma raiz tuberosa que atua como um excelente bactericida e um ótimo desintoxicante, reforçando o sistema imunológico. Além disso, ele potencializa a ação do sistema respiratório, evitando bronquite, pneumonias e gripe. Além disso, é indicado para pessoas que desejam perder peso devido ao seu alto potencial termogênico, ou seja, ele tem o poder de acelerar o metabolismo do corpo e permitir que haja uma maior queima de gordura.

 

*Lembrando que este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Via Light Gourmet: Nutrição personalizada .