Gordura visceral
Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial.
Um estudo com 50 produtos vendidos no Brasil, cujos rótulos informam conter “0g” de gordura trans, revelou um resultado assustador: o nutriente nocivo à saúde do coração aparece em grande parte deles. E, mesmo com esse flagra, os alimentos não podem ser retirados do mercado.
É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê que produtos com até 0,2 gramas (g) desse tipo de gordura por porção possam dizer que não contém o item na composição. A agência tolera até 20% de erro para mais ou menos em alguns nutrientes – entre eles, a temida trans. Com isso, a indústria alimentícia estampa em suas embalagens dizeres “zero”, “isento”, “não contém” mesmo quando, em alguns casos, o alimento contém a substância.
Você pode buscar algumas dicas na lista de ingredientes. Se a substância “gordura vegetal parcialmente hidrogenada” ou “gordura vegetal hidrogenada” e demais óleos contendo a palavra hidrogenado estiverem presentes, está comprovada a presença de gordura trans, mesmo que o rótulo destaque a ausência desse lipídio.
Alguns males que a gordura visceral podem causar à sua saúde:
- DIABETES,
- HIPERTENSÃO,
- TRIGLICERÍDEOS alto
- doenças CARDÍACAS,
- Apneia do SONO,
COLESTEROL alto.
Se precisar de orientação nutricional, fala com a gente!
Via Light Gourmet: Nutrição personalizada.