Benefícios do Limão para sua Saúde

Muito utilizado na culinária em temperos, sucos, tortas e bolos, o limão apresenta diversas espécies ao redor do mundo. Um dos tipos mais famosos é o siciliano.

É claro que, assim como outros alimentos, ele deve ser consumido moderadamente. Saiba que é um fruto muito benéfico para a saúde, principalmente, por conta da vitamina C!

  • Ajuda a emagrecer

Acredita-se que o teor cítrico do limão, seja um dos principais responsáveis por sua colaboração na perda e manutenção do peso. Dessa forma, ele ajuda a dissolver melhor toxinas e gorduras. Só não esqueça que, a ingestão exagerada do limão pode agredir o estômago, assim como qualquer alimento.

  • Elimina as toxinas

Não é à toa que essa fruta está envolvida em diversas receitas de sucos desintoxicantes. O limão contribui com que o organismo libere mais toxinas. É um benefício que auxilia muito as pessoas que já tem muitos componentes tóxicos no corpo. Isso ajuda não só a desintoxicar e a desinchar, mas também na perda de peso.

  • Diminui o colesterol

O limão é considerado um aliado no controle do colesterol, um dos fatores apontados como responsável desse benefício, é a vitamina C, que ajuda a baixar o colesterol. Além de contribuir para que placas de gordura não se formem nas artérias.

É claro que, esse benefício não pode ser atribuído só ao limão, já que com uma dieta e rotina saudáveis, ele é potencializado e a prevenção de mais doenças cardiovasculares é favorecida.

  • Alivia os sintomas da gripe

Em uma gripe, é importante procurar ingerir alimentos que contribuam em lhe deixar mais forte e hidratado. O suco de limão colabora para deixar seu corpo hidratado e auxilia a vencer melhor a gripe. Além disso, o chá de limão, às vezes, até mesmo com algum complemento, como gengibre, mel ou canela, podem ajudar na tosse ou garganta inflamada.

  • Combate o intestino preso

A fruta tem um leve efeito laxativo, que contribui principalmente quando o intestino anda preguiçoso e desregulado. Além disso, um dos fatores que beneficia o intestino, é a presença das fibras alimentares no fruto, que contribuem com o trânsito intestinal.

  • Potencializa o sistema imunológico

A vitamina C contribui para potencializar o sistema imunológico, por favorecer fatores que combatem agentes nocivos ao nosso organismo, como vírus e bactérias.

  • Previne o câncer

Considerado um aliado na prevenção do câncer e de diversas outras doenças, por ser um ótimo antioxidante e também cooperar com a proteção de células e tecidos. No entanto, vale lembrar que ele apenas contribui na prevenção.

  • Evita o envelhecimento precoce

Por conta de todas as suas propriedades antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, o limão evita o envelhecimento precoce da pele. Além disso, consequentemente, ele diminui a ocorrência de rugas e manchas que podem aparecer.

Lembre-se de lavar bem as mãos ao manusear o fruto, pois quando entra em contato com o sol, o caldo do limão pode ser perigoso para a pele.

  • Controla a ansiedade

O limão é um ótimo aliado para aliviar a ansiedade, principalmente, o suco. Acredita-se que o potássio, presente no limão, contribua para a diminuição e prevenção da ansiedade e do estresse também.

  • Equilibra os níveis de PH no sangue

O limão acaba se tornando um aliado na hora de equilibrar o pH sanguíneo, pois ele tem efeito alcalinizante quando é processado pelo organismo, o que contribui para equilibrar a acidez no sangue. Esse fator favorece a eliminação de toxinas, retardo a fadiga e até mesmo a depressão.

❇️ Fonte: dicavida.com.br
Nutrição personalizada!