Intestino preguiçoso: como solucionar esse problema?

Em muitos aspectos, nosso corpo não é tão diferente de uma casa. Para ter um ambiente saudável e evitar doenças, é preciso colocar o lixo para fora, evitando que os materiais em decomposição se transformem em agentes de contaminação.

Qual é a função do intestino?

Descobertas interessantes têm mostrado que o intestino tem um papel importantíssimo quando se trata do fortalecimento das defesas do corpo. 75% das células do nosso sistema imunológico vivem e atuam nesse órgão. Além de tudo, o intestino é indispensável no processamento dos alimentos.

O que acontece com quem tem o intestino preguiçoso?

Os resíduos ficam retidos por um tempo muito maior que o necessário e dentro do organismo, eles iniciam um processo de putrefação, que leva à produção de substâncias tóxicas. Com o excesso dessas substâncias, o organismo começa a sofrer diversos danos.

Os primeiros sintomas são os gases e a distensão abdominal. O quadro pode se agravar e dar origem a inflamações, lesões ulcerosas, bolsas (divertículos) e, nos casos mais sérios, o próprio câncer de cólon e reto.

Como solucionar o intestino preguiçoso?

A boa notícia é que a solução está ao nosso alcance. É importante pensar em nosso corpo como uma máquina. Tudo que ela precisa é ter a manutenção correta para funcionar bem.

Então, veja a seguir algumas ações para acordar o intestino preguiçoso, fazê-lo funcionar bem e garantir a perfeita eliminação dos resíduos do organismo.

— Beba água

O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. O cérebro, por exemplo, precisa de bastante água para promover as trocas de informações entre as sinapses. O sangue também é composto por água, e assim por diante.

Quando não bebemos água suficiente para o corpo realizar todos esses processos, de onde ele tira esse líquido? Do intestino grosso, que absorve a água que está nas fezes, reduzindo e ressecando o bolo fecal. Assim, a eliminação é dificultada.

— Mexa-se!

O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. Além de produzir substâncias que combatem as inflamações, os movimentos feitos durante a atividade física estimulam o intestino e ajudam a eliminar as fezes. O fortalecimento dos músculos da região da pelve também facilita essa expulsão.

— Troque os refinados pelas fibras

O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. As fibras são as partes dos alimentos que o organismo não consegue digerir, pois são formadas de celulose. Elas são empurradas ao longo do sistema digestório e funcionam como vassouras, que vão carregando esses dejetos junto com elas. Por isso, as fibras são essenciais para uma alimentação saudável.

— Evite os sucos

Em alguns casos, os sucos são utilizados com efeitos terapêuticos. No entanto, no dia a dia, o ideal é não consumi-los com tanta frequência e substituí-los pela própria fruta in natura. Nesse estado, ela contém muitas fibras, que contribuirão para o bom funcionamento do intestino.

— Eduque seu intestino

Quem tem o intestino preguiçoso precisa educá-lo a satisfazer suas necessidades fisiológicas. Para isso, é possível condicioná-lo a funcionar em um momento específico do dia, sempre no mesmo horário. Pode ser de manhã, ou antes do banho — o tempo é determinado por você, mas deve ser em um momento tranquilo para sentar no banheiro e esperar a evacuação.

E outra observação muito importante, não fique prendendo o intestino. Quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá! Não fique com vergonha de usar o toilette do trabalho e se precisar, entre em um restaurante ou outro estabelecimento comercial para satisfazer suas necessidades fisiológicas.

 

*Lembrando que este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Via Light Gourmet: Nutrição personalizada .