Você sabe as reais diferenças entre diet, light e zero?

São palavras bastante usadas em nosso dia a dia, porém poucas pessoas conseguem distinguir o que representa cada uma quando se trata de uma alimentação mais saudável.
Por isso, para uma maior orientação nutricional, conheça melhor as funções e componentes desses conceitos, principalmente quando relacionados às dietas de emagrecimento ou perda de peso.

De modo geral, um alimento light é aquele que tem redução de, no mínimo, 25% do valor calórico ou de algum nutriente como a gordura total ou a saturada, o açúcar, o colesterol ou o sódio, em comparação ao produto tradicional.

Já os alimentos diet ou zero possuem a exclusão total de algum componente, como o açúcar, a gordura, o glúten, lactose ou o sódio.

Os diabéticos, por exemplo, irão escolher um alimento diet ou zero por não ter adição de açúcar, mas devem optar também, por uma marca que tenha menos gordura saturada, não tenha um valor calórico elevado e tenha menos sódio. Especialmente os que já estejam acima do peso.

É importante entender essas diferenças e acima de tudo ter cautela no consumo, pois esses termos utilizados nos rótulos de alimentos processados não significam que estão isentos de aditivos químicos, os quais quando consumidos com frequência também trazem prejuízos à saúde.

Saiba um pouco mais:

Diet: Dentre os três, o termo mais antigo utilizado em alimentos desse segmento é o diet, tanto que suas características podem abranger todos os conceitos ao mesmo tempo, numa classificação que não exclui a outra. Apesar de serem os mais indicados para dietas, esses alimentos podem ter alto valores calóricos, como caso do chocolate, onde a versão diet tem praticamente as mesmas calorias que a comum (comum tem 133kcal em uma porção de 25g, o diet tem 122kcal).

Light: Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.

Zero: Assim como o diet, esse alimento possui a exclusão total de algum componente, e pode ser zero açúcar, zero gordura, zero sódio, zero lactose, entre outros. Quando um alimento é zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes.

 

Procure sempre um nutricionista para maiores orientações. .

Via Light Gourmet: Nutrição personalizada
.