Principais benefícios do Agrião para a saúde

O Agrião é uma folha que traz benefícios para a saúde como prevenir anemia, reduzir a pressão arterial e manter a saúde dos olhos e da pele. O seu nome científico é Nasturtium officinale e ele pode ser encontrado em feiras livres e mercados.

O agrião é uma erva com sabor picante e pode ser cultivada em casa para utilizar em saladas, sucos, patês e chás. Os seus principais benefícios para a saúde são:

  • Melhorar a saúde dos olhos e da pele, devido ao alto teor de vitamina A;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C;
  • Prevenir doenças cardíacas como infarto e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico;
  • Fortalecer os ossos, devido à presença de vitamina K, que aumenta a absorção de cálcio;
  • Melhorar a digestão e ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  • Combater doenças respiratórias, por ter propriedades expectorantes e descongestionantes;
  • Potencial efeito anti-câncer, devido à presença de antioxidantes e de uma substância chamada glucosinolato.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir de meia a uma xícara de agrião por dia.

Informação Nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de agrião cru.

Energia: 23 calorias
Proteínas: 3,4 g
Gordura: 0,9 g
Carboidratos: 0,4 g
Fibras: 3 g
Vitamina: A 325 mcg
Carotenos: 1948 mg
Vitamina: C 77 g
Folatos: 200 mcg
Potássio: 230 mg
Fósforo: 56 mg
Sódio: 49 mg

É importante lembrar que o consumo excessivo de agrião pode aumentar o risco de aborto, assim como irritações no estômago e nas vias urinárias, estando contraindicado para mulheres no início da gestação e pessoas com gastrite ou problemas renais.


Suco de agrião para o pulmão 

Esse suco pode ser utilizado durante o tratamento de doenças do sistema respiratório como tosse, bronquite e asma. Segue receita super simples para você:

Ingredientes:

2 ramos de agrião
200 ml de suco de laranja
5 gotas de própolis

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar 3 vezes por dia.

O agrião também pode ser consumido cru em saladas e cozido em sopas ou pratos de carne conferindo um sabor levemente apimentado a estes pratos.

Fonte: tuasaude.com


Procure sempre um nutricionista para maiores orientações.
.

Via Light Gourmet: Nutrição personalizada
.