O açúcar faz mesmo tanto mal à saúde?

O excesso de açúcar tem sido associado ao diabetes, doenças cardíacas e outras doenças crônicas, como o câncer. Sem contar os seus malefícios à saúdes mental.

Mas será que o açúcar faz mal à saúde, realmente?

Qualquer tipo de açúcar?

Não há dúvida de que muito açúcar, principalmente o açúcar branco, é ruim para você.

O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como:

Cáries nos dentes;
Obesidade;
Diabetes;
Colesterol alto;
Gordura no fígado;
Câncer;
Gastrite;
Pressão alta;
Gota;
Prisão de ventre;
Diminuição da memória;
Miopia;
Trombose;
Acne.

Então evite o consumo de pudins, docinhos, pães açucarados, refrigerantes, sucos de caixinha e em pó, chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, etc.

Mas isso não significa que todo o açúcar é ruim ou que você precisa resolver ficar sem açúcar – especialmente se você é uma pessoa praticante de exercícios.

Os açucares menos processados como mascavo e demerara conservam mais seus minerais, no entanto se tornam menos agressivos à saúde. Isso ainda, se usado de forma moderada.

Açúcar natural é bem-vindo!

Maçãs são ricas em açúcar, assim como as beterrabas, batata-doce, iogurtes. Além de conter fibras, proteínas, vitaminas, minerais e fitonutrientes que nos mantêm saudáveis.

Procure adaptar o paladar para não precisar de açúcar, demora cerca de 3 semanas para se habituar com o sabor menos doce, esse é o tempo que leva para a renovação das papilas gustativas na língua, que acabam se adaptando aos novos sabores.

Para facilitar a aceitação do paladar, pode-se retirar o açúcar aos poucos, diminuindo a quantidade usada nos alimentos. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos que podem ser amargos ou azedos, como frutas ácidas e verduras cruas.
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Fonte: tuasaude.com
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