Jejum intermitente

Jejum intermitente é quando a pessoa passa por um determinado período sem se alimentar, sendo que há vários protocolos desde aqueles que ficam 12 horas até 24 horas sem se alimentar.

Esse método têm ganhado muitos adeptos pelo mundo, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de querer praticar esse jejum.

Analisando o tema é importante não se ater a questão do peso corporal. Afinal de contas, ao se manipular o número de refeições no dia e horário das mesmas, pode-se produzir também uma série de efeitos metabólicos — benéficos ou não — que precisam ser levados em conta. Alguns exemplos disso seriam as alterações na glicemia (taxa de açúcar no sangue), no colesterol e em parâmetros hormonais.

Há estudos sobre a aplicação do jejum intermitente para pessoas com obesidade?

A prática do jejum intermitente é usada com a finalidade de produzir perda de peso. Isto ocorre há muito tempo nos chamados “spas”. Entretanto, tais estudos são de natureza observacional, ou seja, de menor qualidade do ponto de vista científico. Estudos que não permitem estabelecer uma relação de causalidade, apenas de associação.

São estudos incapazes de ajustar os grupos que foram comparados (pacientes que fizeram jejum intermitente versus pacientes que não fizeram) para fatores como: nível de atividade física, idade e tabagismo — reconhecidamente relacionados ao risco de diabetes e de doença cardiovascular.

Com relação a estudos de intervenção, ou seja, estudos mais bem desenhados do que os chamados estudos observacionais, dois tipos de jejum intermitente foram analisados:

Jejum em dias alternados: que consiste em comer no máximo 25% das necessidades calóricas diárias em um dia (no dia do “jejum”) seguido por um dia no qual se pode comer à vontade por 24 horas.

Jejum periódico: caracterizado por jejuar por 1 a 2 dias na semana enquanto se come normalmente nos demais 5 a 6 dias da semana.

Ao compararmos um método com o outro, observamos que o jejum em dias alternados produz uma perda de peso mais pronunciada. No entanto, ambos os métodos foram capazes de reduzir o peso corporal.

De qualquer forma o jejum pode parecer simples, mas não é. Por isso antes de iniciar um método de emagrecimento é fundamental procurar um nutricionista para realizar todas as avaliações necessárias e obter orientações corretas que favoreçam a sua sáude.

 

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