BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA SAÚDE

Ômega 3 é um óleo extraído de peixes de água fria e tem atuação comprovada no cérebro, no coração, no fígado e no sistema circulatório de gestantes, crianças, adultos e idosos.

Ele está entre os suplementos mais consumidos no Brasil.

Saiba como ele pode te beneficiar.

Aumento da imunidade, melhoria da cognição e da memória, redução de triglicerídeos e colesterol LDL, prevenção de doenças como a artrite reumatoide, melhoria do desempenho esportivo, estes são apenas alguns dos efeitos ligados ao consumo regular de ômega 3.

Conhecendo um pouco mais!

As substâncias que exercem as funções benéficas do óleo são os ácidos eicosapentaenoico (EPA) que apresenta ação anti-inflamatória e docosahexaenoico (DHA) que é um ótimo alimento para o cérebro, (visto que metade do cérebro, auxilia na memória, no aprendizado e no sistema cognitivo.

Veja benefícios já reconhecidos:

GESTAÇÃO

Estudos indicam que filhos de mães suplementadas com ômega 3 apresentam melhor processamento mental, aprendizado, memória, desenvolvimento psicomotor e coordenação mãos-olhos, bem como uma menor incidência de déficit de atenção.
Nas mães, foram observadas uma melhora na saúde gestacional, além de uma melhor adaptação ao estresse durante a gestação e prevenção de depressão pós-parto.

ADULTOS SAUDÁVEIS

Com o consumo regular de ômega 3 reduz-se os níveis de “colesterol ruim” (LDL) e triglicerídeos, e melhora dos níveis do “bom colesterol” (HDL).

IDOSOS

Esta é uma das áreas em que o ômega 3 é mais pesquisado, por inibir o declínio cerebral relacionado à idade, como na doença de Alzheimer e outras doenças crônicas do cérebro. Estudos indicam também otimização da função cerebral de cognição, efeito cardioprotetor e, em associação com vitaminas, antioxidantes e exercícios, prevenção de sarcopenia (perda de massa, força e função muscular em função do envelhecimento).

PESSOAS OBESAS OU COM SOBREPESO

O excesso de tecido adiposo corporal não serve apenas como depósito inativo. Ao contrário, ele é uma fábrica biologicamente ativa, que bombeia para o organismo um fluxo constante de mediadores inflamatórios. A suplementação com ômega 3 atua na redução do processo inflamatório observado em pessoas obesas ou com sobrepeso.

PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Pesquisas mostram que ômega 3 pode diminuir a dor muscular após treinos de resistência, além de reduzir os níveis de triglicerídeos, dores nas articulações e inflamações. Também atuou na melhoria da saúde do coração e do cérebro.

COMO OBTER OS BENEFÍCIOS

O consumo médio de peixe no Brasil, de 9 Kg/ano, está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 12 Kg/ano.

Além disso, os peixes que fornecem ômega 3 são os encontrados em águas frias e profundas, que não estão sempre disponíveis por aqui.

Isso faz com que o óleo de peixe seja o terceiro suplemento mais usado pelos brasileiros, perdendo apenas para os vitamínicos-minerais e os repositores de cálcio.

Uma vez decidido pela suplementação, é muito importante ter em mente que nem todos os produtos disponíveis no mercado são iguais.

É preciso se certificar que o óleo não é extraído de peixes sujeitos à contaminação por metais pesados e outros poluentes.

Também faz toda a diferença a apresentação do suplemento. Se em cápsulas, ele pode ser de difícil ingestão para crianças e idosos. Se na forma líquida, é preferível que esteja livre do gosto de peixe.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral. Procure sempre o aconselhamento do seu médico.
Nutrição personalizada
.