Alimentação saudável pode ajudar a combater seu cansaço

A nutrição correta e saudável pode ser uma aliada no combate à fadiga.

Hoje em dia muitas pessoas reclamam de cansaço e realmente algumas delas têm uma vida corrida, mas outras nem fazem tantas atividades assim!

Percebo que algumas teriam tudo para estar sempre fadigado, pela rotina às vezes de trabalho, associada a esportes que praticam, cuidam de casa, tem um social bem movimentado, e ainda assim se mantêm bem dispostas! Elas certamente tem uma alimentação mais saudável!

Claro que noites mal dormidas, com o excesso de trabalho, são razões que não se pode ignorar para uma fadiga maior, porém, isso são questões que cada um precisa ajustar para se viver melhor. Aqui quero abordar o quanto sua alimentação pode te ajudar a se sentir mais inteiro no dia a dia.

Segundo nutricionistas, a nutrição contra o cansaço gira em torno de priorizar alimentos que aumentam a energia. Com isso, eles não querem dizer as barras energéticas e bebidas de liberação rápida que os atletas usam durante as competições. Falamos sim de alimentos que fazem parte de uma dieta balanceada e fornecem um valor nutricional ideal para apoiar funções corporais, melhorar a saúde emocional e física, além de promover o bem-estar geral. Um equilíbrio saudável de todos os principais grupos alimentares – alimentos ricos em boas gorduras, porções de frutas e vegetais, laticínios e proteínas – é considerado essencial para ajudar a combater o cansaço em longo prazo.

Assim como comer em horários regulares também é considerado um fator importante, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​por períodos mais longos, o que evita a fadiga. O rápido aumento de energia liberado por uma barra de chocolate ou outro doce açucarado pode nos satisfazer no curto prazo, mas o aumento dos níveis de açúcar no sangue diminui rapidamente, o que resulta em nos sentirmos ainda mais cansados.

Por isso, o ideal é nunca pular uma refeição e focar numa boa dose de nutrientes e minerais.

Como conseguir uma dieta saudável e equilibrada?

Cada pessoa tem um organismo diferente, portanto, um nutricionista pode fornecer aconselhamento especializado em cada caso, isso poderá ajudá-lo a fazer mudanças seguras e eficazes em sua dieta e estilo de vida, a fim de combater esse cansaço. Suas necessidades serão avaliadas de modo particular afim de beneficiar a sua saúde e favorecer ganho de energia.

Espero que você faça as melhores opções de nutrição em sua vida!

Nutrição personalizada!