Receita Leite de côco

Ingredientes

1 coco seco (2 xícaras e meia de coco picado ou cerca de 250g)
3 xícaras (de chá) de água quente (cerca de 720ml ou mais se preferir mais fino)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 240ºC, retire toda a água de um coco seco, coloque ele em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos ou até ficar bem rachado. É importante tirar toda a água para não se queimar depois.

Espere ficar morno e dê leves marteladinhas para ajudar a quebrar o restante que faltou. Separe a casca da polpa com o auxilio de uma faca sem ponta. Pique esta polpa em pedaços menores.

Em um liquidificador, coloque esta polpa de coco, adicione a água quente e bata por 3 minutos. Se o seu liquidificador for pequeno, divida em duas partes.

Espere ficar morno para não se queimar e em seguida coe com o auxílio de um pano limpo ou peneira bem fina.
Está pronto!

Dicas

  • Guarde na geladeira, bem fechadinho em uma vasilha de vidro esterilizada, por até 5 dias. O leite vai se dividir em duas partes, uma mais firme e gordurosa, que é a gordura do coco, e a outra mais aguada. Para usar o leite é só misturar em temperatura ambiente ou aquecer, que os pedaços vão se misturar ao leite.
  • Outro dia usei uma colher de sopa deste creme de coco para finalizar um risotto e ficou bem gostoso; não fiz mais testes, mas acho que dá pra usar ele como uma espécie de creme de leite.
  • Você pode adicionar essência de baunilha ou tâmaras para dar mais sabor ao seu leite.
  • Eu gosto deste leite mais concentrado, por isso uso apenas 3 xícaras de água, mas se preferir pode adicionar mais.
  • Para coar eu usei um coador de café, que comprei especialmente pra fazer leites vegetais aqui em casa.