O que são Alimentos Orgânicos?

Os alimentos orgânicos estão se tornando cada vez mais populares devido seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Entretanto, muitas pessoas não sabem distinguir os alimentos convencionais (não orgânicos) dos orgânicos e desconhecem as vantagens de se aderir a uma alimentação livre de produtos químicos.

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes e agrotóxicos, além de serem processado sem radiação ionizadora.

É um produto limpo, saudável, e que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza. Todo o seu manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Alimentos orgânicos são mais saborosos. O sabor e aroma são mais intensos, afinal, em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los. Além disso, são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Além de frutas e verduras, os produtos de origem animal (como carnes, ovos e leite) também podem ser produzidos de forma “orgânica”. Essa denominação é dada quando os animais são criados sem o uso rotineiro de antibióticos e sem utilização de hormônios de crescimento.

A qualidade do produto orgânico deve sempre ser assegurada por um selo de certificação. Este selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.